Animal Crossing: porque é que toda a gente está a jogar?

maio 06, 2020

As probabilidades de irmos todos a uma vidente e ela nos dizer: "vejo que tens tido contacto com Animal Crossing" seriam de 100 em 100. Nos últimos meses temos sido inundados com animais fofos e personagens infantis com missões de gente grande. Este hype intrigou-me, depois picou-me e agora... deposito dinheiro todos os dias numa coisa chamada Nook Stop, uma espécie de terminal multibanco. 




O que é Animal Crossing?
Bom, para quem alguma vez jogou MySims na Nintendo Lite, lembra-se de uns bonecos de características infantis e de tarefas que eram preciso ser concluídas. Este era o meu background, quanto a jogos semelhantes a Animal Crossing. No entanto este é um jogo que já pode ser chamado de um verdadeiro vintage. 
A primeira edição chegou ao mercado japonês para a nintendo 64 e atualmente possui 7 versões; sendo que a última antes de "New Horizonts" foi a pocket camp, disponível para android e IOS (que joguei antes de ficar sem memória).
A história passa-se, segundo o que consegui apurar, sempre de uma maneira muito semelhante: somos um humano, que acabou de chegar a uma ilha (antes numa aldeia), habitada por animais ou seja animais antropomorfizados, com características humanas, vocês sabem, como o coelho da Alice. 
Depois disso é sempre a subir! Dão-nos uma tenda (francamente pequena) e madeira e pedras para começarmos a empreitada da nossa vida. Na verdade a nossa ilha é como o mundo "real" precisamos de trabalhar para aumentar a nossa casinha, presicamos de pagar uma divida ao "banco" Tim Nook, o dono da ilha ou da aldeia e por aí a diante. 
Uma peculiaridade interessante é que, a passagem do tempo no jogo, é igual à nossa. Amanhece e escure sempre ao mesmo tempo e algumas atividades como pesca e apanhar borboletas são influenciadas pelo horário do dia.

"Porque é que toda a gente gosta de Animal Crossing?"

Esta montanha de fãs já vinha acumulada de mais de 20 anos de jogo e, o facto de o novo jogo "New Horizonts" ter sido lançado em época de isolamento ajudou. É um jogo relaxante, onde pela calma que lhe é caracteristica, o jogador se pode perder a jogar e a projetar um mundo virtual.
No entanto, não diria que toda a gente gosta de Animal Crossing, aliás eu aborreço-me facilmente se ficar muito tempo a jogar, mas o anzol do jogo é mesmo esse. Ao contrário da maioria dos jogos, não existe pressão nenhuma, levamos tudo ao nosso ritmo.
Afinal de contas não há nenhuma princesa Peach há espera de ser salva. E mesmo em termos de jogos de simulação, não há a responsabilidade de ter um pequeno ser humano a morrer de fome como nos SIMS.
É relaxante e desafiante, tanto quando pode ser um jogo que, no fim das contas é indicado para pessoas de três anos.


Vale a pena comprar?
Vou ser sincera, o preço foi um tanto salgado: 59,99€. No entanto tendo em conta que estamos a falar de um jogo que não tem fim, é preciso compará-lo a outros na mesma faixa de preço. O Super Mario é incrível e sem dúvida o meu jogo preferido, mas chegamos ao final. O MySims, lembro-me que também tinha fim e na altura custou-me mais ou menos o mesmo. 
A maioria dos jogos tem níveis, aventuras e mundos com histórias que terminam e o Animal Crossing é um simulador da vida real. Aliás, se eu deixar a minha nintendo para um alien qualquer jogar daqui a um bilião de anos, o calendário ainda vai estar a contar. 




You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Popular Posts

Follow me on Instagram

Segue-me no instagram

Flickr Images