Exercícios para quem detesta correr e fazer cardio

abril 17, 2020

Queria eu poder dizer aos meus filhos que fui uma atleta, que ganhei medalhas e que conseguia acabar o vai-vem com as duas pernas intactas, mas a verdade é que NUNCA gostei de correr. A única maneira de me fazerem correr por gosto era darem-me uma bola de basquete. Fiz natação mas tive de desistir por causa do eczema. Fiz pilates e tive de parar pelas condições de higiene questionáveis do ginásio. Resumindo: nunca tive uma boa lua cheia de exercício... até agora.

Esta quarentena também se podia chamar "projeto corpo pós-estado de emergência". E aqui temos dois polos opostos; aqueles que aderem ás lives de exercício e encontraram uma verdadeira paixão e aqueles que já entalaram os olhos na parte de trás da cabeça só de ouvirem falar disso.
Honestamente não tenho strong feelings por nenhuma dessas duas modalidades, mas sou um bocadinho mais a favor do exercício fisico... só que nas minhas condições, por isso, aqui vai aquilo que tenho feito:

Não gosto de cardio, a sensação de correr e começar a ficar cansada aterroriza-me e por isso é que me apaixonei por pilates. Aliás a minha ideia é retomar assim que tenha condições (encontrar um bom ginásio para a prática e tiver dinheiro, mas por agora faz-se em casa). 
O pilates resolveu-me o meu maior problema, que eram as dores nas costas (tenho um tronco demasiado comprido, e o meu médico diagnosticou-me com qualquer coisa que envolve uma grande capacidade de elasticidade e da qual não me lembro agora do nome).
Por isso, no inicio desta quarentena fui em passos de bebé, porque quanto mais tempo deitada, ou sentada, pior se fica das costas. 
Comecei com este video, um stretching suave para quem não quer começar á bruta. Faço todos os dias dez minutos e posso dizer-vos, ORGULHOSAMENTE que já consigo abraçar os pés, sentada. 

Este video não é nada fancy, nem todo #instagramável, mas ajuda e muito a começar a ganhar o bichinho.


Depois disto e, de começar a mexer partes do corpo das quais já me tinha esquecido, passei para o meu amado pilates. Uma coisa curta, mas eficaz, que em conjunto com o aquecimento faz-me 30 minutos de exercício todos dias.

Este beautiful body pilates, carrega todos básicos do pilates em cinco exercícios. Aconselho a que oiçam bem as instruções. Uma das vantagens de ter praticado pilates com orientação profissional é que ainda me lembro, não só de algumas indicações, mas o meu corpo, ou a memória muscular, continua lá. Manter as costas e ombros junto ao colchão, entre coisas que o meu corpo ainda não esqueceu. Outra indicação é procurarem "pilates para iniciantes".



Por fim, dia sim, dia não, sigo esta pequena lista de exercícios para as pernas. Diz que é um #challenge, mas ignorem isso a sério. Foquem-se nos exercícios e pronto. Já faço isto há quatro semanas e ainda não me pesei, nem medi nada e acho que isso é que me tem feito bem. Estou a fazer este esforço, porque me faz sentir bem, e ainda me riu quando vejo que consigo fazer uma, ou duas coisas novas.




Lembretes finais: não façam disto uma competição, e nem falo de uma competição com os outros, mas sim com vocês próprios. Na verdade acho que se fizerem só um aquecimento todos os dias já devem sentir-se melhores e mais felizes. Pelo menos foi isso que me aconteceu. Uma semana e meia depois de todos os aquecimentos, quis fazer mais alguma coisa.
Só o facto de não estar a ser obrigada, de não me sentir pressionada ou julgada como acontece em educação fisica ou mesmo num ginásio, já ajuda.
E tomem atenção, oiçam o vosso corpo e se sentirem algo de errado parem lá com isso, que é suposto ser divertido, não magoar ninguém.



You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Popular Posts

Follow me on Instagram

Segue-me no instagram

Flickr Images