FANGIRL || Opinião

agosto 16, 2016


Oláá!! Neste post em especial vim falar-vos de algo muito querido ao meu coração. Livros. Eu sou a louca dos livros. Este verão foi bastante difícil ler porque os meus exames de 11ºano deram-me um T-R-A-B-A-L-H-Ã-O. Mesmo assim consegui ler 3 e acabar um. Um deles foi lido enquanto eu ainda estava na escola mas achei fixe vir falar dele. Vou dividir este post em quatro e falar dos livros individualmente, não quero deixar isto muuuuuuuuuuuuuuito chato por isso cá vamos nós.

O primeiro livro que li foi Fangirl. Que é de nada mais, nada menos de que Rainbow Rowell. Já vos falei de outro livro dela que li, “Eleanor and Park” e em como não gostei do livro, não sei se era eu que já estava para lá virada, se a história se parecia muito com um livro que já tinha lido quando era mais nova, não foi a minha cena.

No entanto depois li “Anexos” que foi espantoso, e decidi que queria ler outro livro dela, e comecei “Fangirl”. Então este livro está recheado de coisas que me tocam no nervo. Fanfics foram o inicio da minha “vida” online, a minha historia online vai para o seu quarto ano e não poderia ter ficado mais feliz em encontrar um livro que de uma forma ou de outra contasse a vida de uma miúda que escreve, e ao mesmo tempo têm uma vida.

SINOPSE
Cath ama os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém? Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe. Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros. Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer. Agora que vão para a universidade, Wren não quer ficar no mesmo quarto de Cath. E esta fica sozinha e fora da sua zona de conforto. Partilha o quarto com uma miúda arrogante; tem um professor que despreza os seus gostos; um colega atraente mas que apenas fala sobre a beleza das palavras... e, ainda por cima, Cath não consegue parar de se preocupar com o seu pai, tão querido, frágil e solitário. A pergunta paira no ar: será que ela consegue triunfar sem que Wren lhe dê a mão? Estará preparada para viver a vida em seu nome? Escrever as suas próprias histórias? E se isso significar deixar Simon Snow para trás?

Para mim o livro está tão perto da realidade que dói. Primeiro porque ela precisa de lidar com a rejeição da sua irmã e melhor amiga, quando está a passar pelo difícil processo de entrar na universidade. Ela ainda por cima junta a solidão em que vão deixar o pai, e a preocupação de que ele pode reagir a isso de uma forma terrível. E ao mesmo tempo (novamente) ela ainda tem que estudar, e escrever fanfic, que acreditem é difícil, falo por experiencia própria. No meio disto tudo a colega de quarto dela é meio (tudo) diferente dela e passa a vida a meter no quarto o seu atual/ex que mais tarde vimos a descobrir ex/namorado no quarto. Nisto o namorado atual dela acaba com ela, um colega de escrita criativa rouba-lhe a história e ela têm um bloqueio para entregar o trabalho final. Acontecem tantas coisas ao mesmo tempo na vida dela, que se torna difícil ver para que lado ela se há-de virar. A parte boa é que, um problema de cada vez, ela consegue resolve-los a todos, incluindo a sua irmã gémea que se alua por estar na faculdade, até que o pior acontece e Cath precisa de ir em seu auxilio. 
Existe uma história paralela á sua vida na universidade e no mundo virtual de fanfic. A sua família. A sua família despedaçada por uma mãe que não aguentava o seu papel e decide que o certo a fazer é ir embora e arranjar uma nova família.
O que me surpreende em Cath, é que mesmo que o pai e a irmã lhe pedem que repense a relação com a mãe, ela é capaz de ver o que realmente se passa. Cath é uma personagem tímida, quieta, mas muito transparente e forte, de grandes convicções, é por isso que quando começa a namorar o ex namorado da sua colega de quarto não se deixa vencer pelo medo e ter um namorado, mas um namorado a sério. 
É super engraçado e romântico vê-los a conviver, a interagir, é especial e sentimo-nos logo tentados a querer entrar ali e sentir um amor quente e sincero entre eles.

E agora vamos para mais uma rodada de estrelinha.
Capa: 5🌟
 A capa é super bonita, eu adoro o tipo de capas que são usadas nos livros da autora, e bonecos simples e letras convidativas sempre ganharam para mim. Para estiver a perguntar “bonecos?” eu sou a fanática da bonecada.
História: 4🌟
 Completamente envolvente, super bem escrita e bem disposta, mas infelizmente, não é aquela historia que te faz pensar “ e a seguir?” para mim uma história só têm pontuação máxima se me conseguir fazer pensar isso, se me conseguir fazer respirar só o livro, o que no caso não aconteceu. No entanto todos nós precisamos de um livro para descontrair. É este.
Personagens: 5🌟
 Personagens super bem conseguidos e divertidos, todos têm uma intensidade na medida certa e sabem quando parar e puxar mais a corda. A minha personagem preferida foi o Levi, o namorado da Cath. Ele é bem disposto, e só se zanga uma vez em todo o livro, para além de que ele se apaixonou por ela quase desde o primeiro minuto.
Final: 5🌟
Em comparação com o final triste de “Eleanor and Peark” e o final de abrupto de “Anexos”, este final teve a dose perfeita de happy ending e de moderação. Acaba repentinamente, mas pelo menos sabemos que vai correr tudo bem sabem? Temos a sensação vertiginosa de que ela se vai tornar uma grande escritora. Que Wren vai ficar bem, que o pai delas vai superar a solidão de já não as ter e finalmente que ela e Levi são um só.





Eu espero mesmo que leiam o livro se tiverem numa onda de “relax” e se já leram deixem-me saber o que acharam.
Até á próxima docinhos!!!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei a review Sara!
    Estava mesmo a procura de um livro de fácil leitura e super divertido.
    Devias apostar em fazer ainda mais reviews até mesmo no GoodReads!
    xx.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, isso significa imenso para mim, poder falar de algo que sou apaixonada e dar-vos ideias de bons livros.
      Eu fui ver o site, e já criei uma conta, por isso obrigada pela sugestão ahaha
      xx

      Eliminar
  2. Sara por favor posta vídeos no YouTube! Adoro a maneira que te expressas e admiro a tua coragem em muitas coisas que nem tu provavelmente sabes. Beijinhos de uma leitora inspirada por ti x

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara! Esse livro é tão cute e, apesar de não teres pedido nenhuma sugestão, pensei que seria giro/engraçado fazeres uma room tour ou bookshelf tour, não sei (?)

    ResponderEliminar

Instagram

Popular Posts

Follow me on Instagram

Segue-me no instagram

Flickr Images